Sou Fujimoto Architects revelou seu projeto para o Hida Furukawa Station Eastern Development, um centro comunitário regional que visa enriquecer a vida, o lazer e a cultura dos moradores da cidade de Hida, na província de Gifu, japão. O centro incluirá uma base de pesquisa universitária, acomodação estudantil, um campo de jogos para todas as estações e instalações comerciais, todos interconectados para formar uma comunidade harmoniosa.
O empreendimento de 21.300 m² é inspirado na natureza única de Hida e simboliza seu passado e futuro. A praça principal terá a forma de uma tigela, ou recipiente, que é chamado de utsuwa em japonês e uma cobertura semelhante a um galpão, inspirado nas paisagens urbanas tradicionais da cidade. A praça ficará situada ao lado do centro, abrindo-se para a cidade e "abraçando a pluralidade e harmonizando a diferença". Sua estrutura oval pode ser acessada desde qualquer direção e servirá como um centro para os transeuntes. Os caminhos sob a estrutura continuam em direção ao telhado onde as pessoas acessam em busca das vistas ao céu.
O projeto também visa estimular o número de turistas e melhorar a circulação pela cidade. Suas funções agrupadas se unirão para revigorar e aprimorar a cidade e garantir seu futuro mais brilhante. A praça será animada com funções e atividades pop-up, reunindo temas como tradição e futuro, diversidade e convergência, indivíduo e grupo, natureza e artificial, exposição e proteção.
Embora o Utsuwa servirá como um ambiente íntimo, também enquadrará o céu em suas mudanças de estação, com um terreno que continua até as montanhas adjacentes. A intenção é incluir a ainda não realizada Universidade Hida Takayama, tornando o projeto um foco multivalente que aumenta a atratividade de Hida.
No início deste ano, a Casa da Música Húngara, de Sou Fujimoto, um marco cultural contemporâneo dedicado à música no Parque da Cidade de Budapeste, abriu oficialmente suas portas ao público. O museu, que foi considerado um dos projetos mais esperados de 2022, oferece uma experiência artística única que combina paisagem, arquitetura e design de exposições, todos dedicados à criação de música e som.